terça-feira, 2 de junho de 2009

Boa Saúde

Anemia aumenta o risco de morte em pacientes com insuficiência cardíaca

02 de junho de 2009 (Bibliomed). Um estudo recentemente publicado na revista científica Congestive Heart Failure indica que a presença de anemia em pacientes com insuficiência cardíaca crônica pode aumentar os seus riscos de morte. Além disso, segundo os autores, a anemia estaria associada a um pior grau da função ventricular esquerda e menor fração de ejeção ventricular esquerda – medidas objetivas do funcionamento do coração.

A insuficiência cardíaca é uma séria doença crônica, e um grande número de pacientes com essa condição também apresentam anemia, que representa, de certa forma, uma consequência da função cardíaca ruim.

Avaliando dados da literatura publicada sobre o impacto da anemia no problema cardíaco, incluindo mais de 97 mil pacientes com insuficiência cardíaca crônica, os pesquisadores descobriram que, quando a anemia ocorre, ela piora o prognóstico do paciente, aumentando suas chances de ser hospitalizado ou morrer.

Segundo o pesquisador Lexin Wang, um dos autores do estudo, mesmo com os tratamentos atuais, a taxa de mortalidade permanece alta entre pacientes com insuficiência cardíaca crônica, alcançando 40% em pacientes muito doentes.

"Profissionais de saúde precisam melhorar as práticas atuais para melhor tratar a anemia em pacientes com insuficiência cardíaca crônica", destacou o especialista. Por causa da clara associação entre as duas condições, o tratamento da anemia, combinado com outras terapias para insuficiência cardíaca, poderia reduzir mortalidade e melhorar o prognóstico dos pacientes.

Fonte: EurekAlert. Public release. 28 de maio de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário